Candidatos ao concurso da PM falam sobre superação durante preparação para o TAF: ‘aprendi a nadar tem um mês’

0
34

Provas de resistência começaram na sexta-feira (20) e seguem até a próxima quinta-feira (26). Certame da Polícia Militar oferece mil vagas. Candidatos ao concurso da PM realizam Teste de Aptão Física
Superação. Essa é a palavra que define a trajetória de muitos candidatos ao concurso da Polícia Militar do Tocantins. Nessa etapa do certame, os aprovados na 1ª fase são submetidos ao Teste de Aptidão Física (TAF). No local de prova, em Palmas, o que não faltam são histórias de determinação.
Gilmar Araújo é morador de Luís Eduardo Magalhães (BA) e terminou o TAF com o sorriso no rosto. Na saída da Escola de Tempo Integral Elisângela Cardoso, onde parte das provas aconteceu, teve comemoração com os amigos. É que ele não sabia nadar, mas com um mês de treino conseguiu superar limites.
“Aprendi a nadar tem um mês, então graças a Deus, deu tudo certo. Foi uma superação para mim”.
Candidatos ao concurso da PM realizam Teste de Aptão Física
Reprodução/TV Anhanguera
O TAF começou na última sexta-feira (20) e segue até a próxima quinta-feira (26). Dias antes da 2ª fase, o governo resolveu estender a data para evitar aglomeração e melhorar a logística das provas.
Gustavo Barbosa, de 20 anos, é morador de Araguatins, no Bico do Papagaio. Ele também precisou vencer desafios até chegar a essa etapa.
Consegui fazer o teste de flexibilidade, a barra e a natação, sempre batendo recorde. Tive muitas dificuldades para treinar, treinei no rio e bem no final eu consegui, com a ajuda de parentes, treinar na piscina. Estava com dificuldades financeiras, a família me incentivou e eu cheguei aqui”.
O Guilherme Reis, de 21 anos, morador de Tocantinópolis, também teve um bom desempenho nas provas. “Consegui me preparar bem, esse tempo de pandemia, apesar de ter ficado em casa, fora da faculdade, serviu para criar esse hábito de estudo em casa”.
O resultado preliminar dessa segunda etapa deve ser divulgado no dia 6 de setembro e o final, no dia 17 do mesmo mês. Mas, depois do TAF, ainda tem mais duas etapas até o Curso de Formação.
“Passou o concurso, eles serão incluídos na instituição. A inclusão dá direito a esse militar estadual a frequentar o Curso de Formação de praça, que é onde vai receber todo conhecimento e a qualificação para atuar nas ruas do nosso estado, cumprindo as atribuições inerentes a Polícia Militar”, explicou o presidente da comissão do concurso da PM, coronel Marizon Mendes.
Concurso
O concurso da PM do Tocantins oferece mil vagas para soldados, sendo que 25 delas são destinadas ao quadro de músicos, outras 25 para área da saúde, sendo 20 para técnico de enfermagem e cinco para técnico em saúde bucal. O efetivo operacional, portanto, será de 950 novos policiais.
Os salários iniciais, após os cursos de formação, são de R$ 3.330,99 devendo o militar ficar no mínimo 36 meses na graduação. Ao todo, 45.815 candidatos se inscreveram. Este concurso está sendo feito porque o anterior, realizado em 2018, teve as provas anuladas por causa de fraudes.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins