Cheia em rios compromete travessia em balsas e acesso a cidades no interior do Tocantins

0
24

Em Ipueiras, o nível do rio subiu quase oito metros e não há locais seguros onde atracar porque os portos ficaram debaixo d’água. Destruição de portos dificulta o acesso às áreas atingidas pela chuva em TO
A cheia de rios tem afetado o funcionamento de balsas que transportam passageiros e cargas pelo rio Tocantins no interior do estado. Em Ipueiras, a 140 quilômetros de Palmas, o nível do rio subiu quase oito metros e não há locais seguros onde atracar porque os portos ficaram debaixo d’água.
A balsa era utilizada para transportar calcário e escoar a produção agrícola até o outro lado do rio Tocantins na rodovia TO-010. A operação foi suspensa por que a estrutura do porto ficou submersa. Segundo o município, há 20 anos esse fenômeno não acontecia.
A comunidade ribeirinha foi retirada depois do alerta da defesa civil. Só restaram as casas submersas e isoladas. “Com essa enchente a água subiu muito. Já perdemos aqui os animais né, os porcos, chiqueiro caiu, o tanque de peixe ali atrás também foi embora com os peixes, então é um negócio que nunca tinha acontecido”, lamentou o empresário Rubelvar Almeida.
Balsa parou de funcionar após cheia do rio Tocantins
TV Globo/Reprodução
Em Tupiratins, no centro-norte do estado, a balsa não está levando veículos pesados por segurança. Com o nível do rio Tocantins ainda subindo, a preocupação com a segurança das pessoas aumenta porque a água atingiu até a rede elétrica.
“Nesta região nós tivemos a informação de que foi desligada a rede elétrica, mas mesmo assim temos que tomar cuidado com fiações, objetos flutuantes, não navegar à noite”, disse o bombeiros Victor Alves dos Santos.
Em todo estado são 32 municípios monitorados pela Defesa Civil Estadual. Há comunidades ilhadas e quase 150 pessoas precisaram ser retiradas de suas casas, ficando desabrigadas ou desalojadas. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta de chuvas intensas que começou ainda na semana passada deve durar até o fim da manhã desta quinta-feira (30).
Casa ficou apenas com o telhado de fora após cheia de rio
TV Globo/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins