Inscritos para o 1º vestibular de medicina da Unitins vão enfrentar até 228 candidatos por vaga

0
37

Provas objetivas serão aplicadas no próximo domingo (29) em Palmas, Augustinópolis e Araguatins. Candidatos que se inscreveram para cota de estudantes da rede pública enfrentarão a maior concorrência. Unitins faz primeiro vestibular de medicina para o campus de Augustinópolis
Nonato Silva/Dicom Unitins
Os inscritos no primeiro vestibular de medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) vão enfrentar uma alta concorrência, que pode chegar a 228 candidatos por vaga. As provas serão aplicadas no próximo domingo (29) em Palmas, Augustinópolis e Araguatins.
Ao todo, 7.495 estudantes se inscreveram e vão disputar 40 vagas no processo seletivo. No ato de inscrição, os candidatos puderam optar por concorrer na modalidade de ampla concorrência ou nas cotas destinadas a alunos de escola pública.
Com base no total de candidatos confirmados, a concorrência do certame está definida da seguinte forma:
Ampla concorrência: 192 por vaga;
Egressos da rede pública de ensino: 228,5 por vaga;
Egressos da rede pública de ensino – autodeclarados pretos: 185 por vaga;
Egressos da rede pública de ensino – autodeclarados pardos: 126 por vaga;
Indígenas egressos da rede pública de ensino: 18 por vaga;
Pessoas com deficiência egressas da rede pública de ensino: 74 por vaga;
Os locais de prova serão divulgados na próxima quinta-feira (26). Os candidatos devem ficar atentos às publicações na página do certame e às orientações para o dia da prova disponíveis no edital. A Unitins já disponibilizou a informação da cidade em que cada candidato fará a prova, que pode ser conferida no acesso individual à “Área do Candidato”, na página do certame.
“Foi um resultado bastante positivo, mesmo sendo um vestibular com pouco prazo de divulgação, e que mostrou alguns pontos importantes: a nossa universidade é vista com bons olhos pela comunidade estudantil, a validação da importância do curso de Medicina em uma instituição gratuita. Esses são alguns indicadores de que esses três anos de trabalho culminaram na certeza que o candidato terá acesso a um curso de qualidade, com um quadro de professores consolidado e com uma estrutura moderna”, disse o reitor da Unitins, Augusto Rezende.
Segundo a Unitins, para a aplicação das provas, a Universidade vai adotar protocolos de saúde considerando as medidas para prevenir a transmissão da Covid-19. Entre elas, o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos com álcool 70%, verificação da temperatura corporal e distanciamento entre os candidatos nas salas de aplicação e fora delas.
As aulas de medicina da Unitins estão previstas para iniciar no dia 13 de setembro de forma híbrida, intercalando o ensino presencial e remoto.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins