Rodovia esburacada no norte do Tocantins vira colcha de retalhos após anos de reparos

0
52

Pavimentação é antiga e reparos causam trepidações. Motoristas cobraram reconstrução do trecho. Estrada da TO-222 fica com ondulações por causa de vários serviços de tapa buraco
A TO-222 corta o Tocantins de leste a oeste e é uma das principais rodovias da região norte, ligando o estado ao Pará e Maranhão. Só que a pavimentação é antiga e passou por tantos serviços de tapa buracos que os remendos transformaram a pista em uma colcha de retalhos cheia de ondulações.
“A situação que vocês estão vendo é precária. Todo ano tem promessa de arrumar, arruma hoje, amanhã, mas só na promessa. É remendo demais. O caminhão não anda, quebra mola, arrebenta pneu. É desse jeito”, disse o motorista Edivaldo Alves Guida.
No trecho que passa por Araguanã, a pouco mais de 100 quilômetros de Araguaína, o desnível é evidente e exige atenção redobrada dos motoristas. Qualquer descuido ao volante pode terminar em acidente. “Nós pegamos um pedaço chovendo. É um perigo com tanto buraco, trepidação. Sem sinalização. Aí complica”, disse o comerciante Jemoel Vasconcelos.
Rodovia está cheia de remendos e buracos
Reprodução/TV Anhanguera
Com a pista toda irregular os prejuízos constantes e quando chove fica ainda mais difícil trafegar. Em alguns pontos os altos e baixos se multiplicaram tanto que foi colocada sinalização para alertar aos motoristas.
A sinalização, inclusive, também é um problema porque as placas estão escondidas na vegetação que toma conta do acostamento.
A TV Anhanguera entrou em contato com a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e questionou a situação da rodovia, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins